Uma das coisas favoritas da minha família em lugares como shoppings e aeroportos são os cães farejadores de drogas. Sempre brincamos sobre querer acariciá-los, embora é claro que não devamos fazê-lo. Mas há momentos em que tenho pena deles, pois têm que trabalhar muito e isso pode até ser perigoso para eles. É claro que existem outras tecnologias e dispositivos que podem ser desenvolvidos para que a carga de detecção do contrabando não recaia apenas sobre eles ou sobre o pessoal que monitoriza as máquinas de controlo de segurança nos terminais.
Designer: Junwoo Lim
Este conceito de robô que pode servir como ferramenta de detecção de contrabando pode atender tanto terminais de carga quanto terminais de passageiros. O Narc será capaz de ajudar máquinas, cães e humanos a detectar contrabando como explosivos, drogas e outros materiais perigosos que não deveriam estar em locais públicos como aeroportos e terminais. Você provavelmente não gostou de ser chamado de narc (se é que já foi chamado) durante seus tempos de escola, mas este dispositivo, que parece um robô com quatro pernas, dá conta do recado.
Para os terminais de carga, o Narc pode servir como detector de pequenas embalagens na esteira transportadora para que a primeira passagem não necessite de intervenção humana. Possui um pequeno botão de raio X na parte inferior e pernas giratórias de 90 graus e um corpo móvel que pode subir e descer até 500 m. Ele pode escanear a carga pequena movendo-se pelos trilhos de carga para que os humanos possam se concentrar apenas no monitoramento de cargas maiores. Nos terminais de passageiros, o Narc pode se movimentar, como aqueles robôs que andam pelos shoppings perguntando se você precisa de ajuda. Mas desta vez, eles realmente agem como um “narc”, escaneando pessoas aleatórias e, se detectarem contrabando, alertarão a equipe de segurança.
Ao identificar alguém “suspeito”, a equipe pode usar o scanner iônico portátil para detectar se a pessoa realmente está carregando contrabando. Uma amostra pode até ser colocada no meio da porta de sucção se precisar de verificação adicional. Pode haver alguns problemas de privacidade envolvidos aqui, mas provavelmente é um problema que pode ser resolvido ou corrigido pelo aeroporto ou terminal, se algum dia esse conceito for transformado em um produto real.
*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
( pode conter alguns erros escrita ou leitura )
Para ver esta notícia em Inglês visite a nossa
versão internacional * www.revistalifestyle.com